A Infraestrutura de Dados Espaciais da AMP constitui um projeto de referência na implementação de uma IDE ao nível intermunicipal. Significa a articulação de conjunto de tecnologias, políticas, padrões e recursos humanos necessários para adquirir, processar, armazenar, distribuir e aumentar a utilização de dados geoespaciais, suportando mecanismos de interoperabilidade e normalização de atributos e metadados, seguindo a diretiva Europeia INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe), bem como as normas de interoperabilidade de informação geográfica definidas pela OGC - Open Geospatial Consortium.
A AMP realizou em 2016 um projeto designado “SIG Metropolitano da AMP” enquadrado no Despacho n.º 5119-B/2015, e que visou promover a modernização e a procura das melhores soluções para a gestão dos municípios de forma a obter ganhos de eficácia e eficiência. Esses ganhos de eficiência podem ser alcançados através de várias formas, nomeadamente do exercício partilhado de serviços, tarefas, ou outras formas também previstas no referido Despacho.
Este projeto teve como objetivos:
Este sistema piloto, realizado com sucesso, conseguiu ainda quebrar a barreira da concretização de um primeiro serviço eletrónico intermunicipal na AMP de disponibilização de temas de informação georreferenciada, de cariz intermunicipal.
Numa 2.ª fase, e financiado pelo programa Norte 2020, deu-se início à consolidação da IDE, através do desenvolvimento de novas funcionalidades de forma a permitir a implementação de novos serviços digitais de caráter regional.
Consulte toda a informação disponível através do Web SIG e das aplicações temáticas, e através do catálogo aceda aos serviços e metadados de caraterização dos dados disponíveis.
|
|
|
Informação estatística que visa caracterizar a AMP em números.
Aplicação que consolida informação geográfica de cariz intermunicipal, que articula com as IDE municipais e com informação pública interoperável
O sitios destina-se a todos os interessados pelo património paisagístico da Área Metropolitana do Porto e está orientado para os tempos de recreio e lazer ao ar livre dos seus residentes e visitantes.
Através do catálogo de serviços é possível, de uma maneira fácil e automatizada, o acesso a informações temáticas georeferenciadas, pesquisa de metadados, o que permite dar a conhecer as caraterísticas dessa informação geográfica, tal como quem a produziu e como acedê-la de forma livre